Muitas pessoas podem pensar que gabinetes são apenas caixas metálicas de armazenamento de peças. Errado não está! No entanto, os cases tem tamanhos específicos para finalidade de cada usuário, acomodando cada hardware com as mais diversas dimensões e mantendo o bom funcionamento de todos os componentes de sua máquina.
Antes de sair comprando todos os hardwares possíveis, é necessário deixar bem definida a sua finalidade, será um PC para uso casual? Profissional? Irá precisar de desempenho?
Sabemos que o desempenho envolve vários fatores, não necessariamente ao tamanho das peças, visto que, as dimensões também são importantes.
Atualmente os fabricantes começaram a investir em hardwares cada vez menores com desempenho superiores, onde há a necessidade de aumento de ventoinhas para manter uma temperatura adequada e equivalente ao desempenho da sua máquina.
Ao errar na escolha, você terá que investir um valor mais alto em outro momento, então escolha bem o que melhor se encaixa a sua necessidade. Abaixo, conheça os gabinetes que se adéquam melhor ao seu perfil.
Tipos de Gabinetes: Diferenças de Mid Tower, Full Tower e Micro Case.
Os gabinetes mais comuns encontrados no mercado são, os mid tower (torre média) e full tower (torre alta) pois as dimensões do case, são mais compatíveis com as dimensões dos hardwares vendidos no mercado.
Mid Tower



No geral, os gabinetes de torre média são mais curtos, ou seja, menores do que gabinetes de torre alta, que significa que eles terão placas-mãe, ventoinhas e slots menores. As dimensões de torres médias geralmente são de 20,1 x 43,3 x 49,9 cm, ou mais em altura.
Ao adquirir um mid tower, você precisará se atentar a alguns detalhes:
- Verificar se a placa mãe é uma ATX padrão com 1-2 configurações de GPU.
- Estar ciente do valor e espaço.
- Qualidade do fluxo de ar ativo.
Full Tower



Gabinetes de torre alta são mais adequados para os usuários que desejam flexibilidade em atualizações posteriores para hardwares maiores e mais potentes, garantindo que praticamente nunca substituam seu gabinete. Sua dimensão é de 44 x 17 x 35,8 cm.
Ao adquirir um full tower, você precisará se atentar a alguns detalhes:
- Verificar se a placa mãe é grande para utilização nas configurações da GPU de 3/ 4vias.
- Unidades de discos abundantes.
- Loops avançados de água em personalizados.
- Mods de cases especiais ou com design personalizado.
- Facilidade e conforto na manutenção do case.
Micro Case



Micro cases são 40% menores do que os tamanhos convencionais. Devido ao seu tamanho, terão menos slots e com processadores embutidos.
Modelos de Placas – Mãe
- EATX: Maior modelo de placa.
- MINI DTX: Placa mãe com mais recursos, excelentes para o público gamer.
- ATX: Modelo para quem busca montagem convencional ou para jogos.
- MICRO ATX (ou mATX):
- MINI ITX: Modelo de montagem compacta, como os de notebooks.
- NANO ITX: São modelos ainda menores que os anteriores, focada em baixo consumo de energia.
- PICO ITX: Este modelo recai em aplicações que demandam pouca energia. São utilizadas em soluções industriais, autocar computer, sistemas eletrônicos de monitoramento.
Agora que você conhece todos os modelos de placas existentes no mercado, não deixe de conferir o modelo que mais se adéqua ao seu perfil.
Abraço do Boss!
GG.